quinta-feira, 24 de abril de 2008

Iluminação (Tantra)

A iluminação é simplesmente o processo de tornar-se perceptivo em relação às camadas inconscientes da personalidade e abandoná-las. A iluminação nada mais é do que a descoberta da face original. Todas essas camadas acumuladas entre o nascimento e a morte ficarão para trás. Quando você atinge a iluminação não se torna uma nova pessoa. Na verdade, você não ganha nada, apenas perde algo: se desprende de suas correntes, de suas amarras, deixa para trás seu sofrimento. A iluminação é um processo de perda. Quando não há nada a perder, esse estado é o nirvana. Esse estado de completo silêncio pode ser chamado de iluminação. Não há escrituras, mapas ou dicionários para o amor. Tantra é o caminho para essa compreensão. Quando nenhuma escritura é uma escravidão para você e nenhuma filosofia é uma corrente em suas mãos e nenhuma teologia é uma prisão, quando você está fora de todas as escravidões. Aí, você pode compreender. A compreensão acontece apenas na liberdade, em uma mente não atravancada.
.
.
(Osho)

3 comentários:

Ana disse...

Onde mais eu poderia encontrar essa leitura sempre boa, esses textos sempre lindos da Cora Coralina a não ser aqui? E além do mais noutro lugar não tem o mesmo gosto...

Me senti horanda em fazer parte da sua lista de navegantes, nem dá pra explicar...o primeiro link a gente nunca esquece...

Te mandei um e-mail...

Ana disse...

Eu estou ficando louca ou vc tirou o texto da Cora Coralina que estava aqui?? rsxna

helen disse...

Você (e o osho) me fizeram perder 50% do meu trabalho, mas nem sei dizer e nem tem explicação em porcentagem o quanto gostei e aprendi com as palavras dele! Valeu deixar o trampo atrazado! rsrs

Beijos